INTENÇÃO DE SAIR DE ORGANIZAÇÕES INTENSIVAS EM CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • Andrea Valéria Steil Universidade Federal de Santa Catarina
  • Janine da Silva Alves Bello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karina Zaccaron da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samira de Mello Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Resumo: Manter profissionais que garantam o alcance dos objetivos estratégicos é uma preocupação dos gestores, especialmente das empresas de tecnologia. O objetivo deste estudo foi compreender os motivos que podem culminar na intenção de sair de uma organização, segundo a perspectiva dos profissionais que trabalham em empresas de tecnologia. Foi realizada uma pesquisa empírica do tipo survey, com a seguinte questão: “Porque você poderia deixar esta empresa no futuro?”. As 269 respostas obtidas foram categorizadas e analisadas. Os resultados obtidos permitiram constatar que a falha na gestão de carreiras pelas organizações, a busca por melhores oportunidades na área e a expectativa de crescimento profissional foram os principais elementos que antecedem a intenção de sair das organizações.

Published
2017-09-06
How to Cite
STEIL, Andrea Valéria et al. INTENÇÃO DE SAIR DE ORGANIZAÇÕES INTENSIVAS EM CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/156>. Date accessed: 18 june 2019.