A CAPACIDADE ABSORTIVA E O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO RURAL:UM ESTUDO COM COOPERADOS DO RIO GRANDE DO SUL

  • Rafael Gonçalves Abdala Universidade Federal da Grande Dourados
  • Roseli Barbosa
  • Erlaine Binotto
  • Carolina Oliveira
  • Genifer Fonteles

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o compartilhamento do conhecimento e a capacidade absortiva como fatores determinantes na aprendizagem e divulgação de práticas inovadoras em propriedades rurais. A pesquisa é exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa são os atores presentes em cooperativas do Rio Grande do Sul. Constatou-se que o compartilhamento de conhecimento está relacionado a capacidade absortiva percebida nos produtores e esta é potencializada pela similaridade, desafios e objetivos. A cooperativa possui um papel de fornecedor de informações e integrados interesses comerciais dos cooperados. Observou-se que a informalidade e encontros casuais facilitam a transferência de conhecimento tácito.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
ABDALA, Rafael Gonçalves et al. A CAPACIDADE ABSORTIVA E O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO RURAL:UM ESTUDO COM COOPERADOS DO RIO GRANDE DO SUL. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/159>. Acesso em: 17 nov. 2019.