INTENÇÕES DE SAIR E DE PERMANECER DE PROFISSIONAIS EM ORGANIZAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO SUL CATARINENSE

  • Andréa Valéria Steil UFSC - Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - dEGC
  • Solange Maria da Silva UFSC - Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Andréa Cristina Trierweiller UFSC - Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Cassia Emídio Maciel UFSC - Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Janine Da Silva Alves Bello UFSC - Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - dEGC

Abstract

The aim of this article is to analyze the professionals' intention to leave and to remain in Information and Communication Technology Companies (ICT), in the south of Santa Catarina State, Brazil. We conducted an exploratory bibliographic search to investigate the main definitions and questionnaires already validated. This study is part of a broader survey, which is conducted throughout the State of Santa Catarina. We highlight some results, there is low intention to leave the organization (2.62). However, the intention to remain (2,81) is not high, demonstrating that ICT professionals are confused with their career choices. Regarding to Job Satisfaction, the greatest results are satisfaction with the boss (3.97) and colleagues (3.41), indicating that interpersonal and social relations are relevant.

Author Biographies

Andréa Valéria Steil, UFSC - Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - dEGC

Psicóloga, Mestre em Administração e Doutora em Engenharia de Produção. Atuou como pesquisadora visitante na University of South Florida (USF/USA), de 1993 a 1995. Na Universidade Federal de Santa Catarina coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e o Laboratório de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT). É, também, professora dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e de Psicologia, na mesma universidade. Possui mais de 85 itens de produção científica, entre artigos científicos publicados em revistas indexadas e congressos nacionais e internacionais, assim como livro e capítulos de livros nas áreas de aprendizagem organizacional e conhecimento organizacional. Antes de ingressar na área acadêmica e científica, atuou por 10 anos em organizações com e sem fins lucrativos em cargos técnicos, gerenciais e diretivos.

Solange Maria da Silva, UFSC - Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação

Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência ESAG/UDESC (1995), Mestrado (1999) e Doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC/Campus Araranguá. É Membro dos Grupos de Pesquisa: ENGIN (Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação) e KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional). Professor na área de Gestão de Negócios junto ao PPGTIC (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) e ao Curso de Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

Andréa Cristina Trierweiller, UFSC - Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação

Professora Adjunta da UFSC, campus Araranguá. É coordenadora e Leciona no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e no curso de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação. Está vinculada a 4 (quatro) grupos de pesquisa (CNPq) junto à esta instituição, são eles: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS), sendo líder deste grupo; (2) Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e; (3) Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN e (4) Tecnologia, Gestão e Inovação. Foi pesquisadora Pós-doutoranda (out. 2010 a ago. 2015), atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em temas relacionados à área ambiental e aplicações em organizações. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. Seus interesses de pesquisa estão ligados à sustentabilidade, gestão da inovação e inovação social.. É consultora ad hoc do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior.

Cassia Emídio Maciel, UFSC - Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação

Graduada em Tecnologias da Informação e Comunicação. 
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil

Janine Da Silva Alves Bello, UFSC - Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - dEGC

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e mestrado (2012) e doutorado (2017) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integra O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory KLOM http://www.klom.ufsc.br/) é um núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Trabalhou como professora da UFSC e Univali, analista de economia da RBS TV (filiada Globo), Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais). Participou de comissões e projeto de cooperação internacional. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: integração econômica, mercosul, economia regional; economia-mundo, comércio exterior e união européia.

Published
2017-09-06
How to Cite
STEIL, Andréa Valéria et al. INTENÇÕES DE SAIR E DE PERMANECER DE PROFISSIONAIS EM ORGANIZAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO SUL CATARINENSE. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/164>. Date accessed: 26 june 2019.