O PAPEL DE UMA INCUBADORA NO APOIO À COMERCIALIZAÇÃO DE INOVAÇÕES EM PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

  • Rodrigo Lacerda Sales CEFET-MG
  • Anne Marie Maculan Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Francisco José de Castro Moura Duarte Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o papel de uma incubadora no apoio à comercialização de inovações em dez pequenas empresas de base tecnológica – PEBTs graduadas, na perspectiva dos empreendedores. Procurou-se identificar o desempenho das PEBTs em relação ao faturamento e a trajetória dessas empresas em relação ao tempo de incubação e entrada no mercado. O estudo foi do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados apontaram que as PEBTs graduadas sobrevivem, mas continuam com faturamento baixo e de porte pequeno, como foi o caso de seis das dez empresas pesquisadas. O processo de incubação não exerceu influência direta na comercialização, no entanto, pode-se considerar que o fato de ter passado pela incubadora contribuiu com essas atividades, o que evidencia o papel relevante que a incubadora teve para as PEBTs.

Author Biographies

Rodrigo Lacerda Sales, CEFET-MG

Doutorando em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, área de Gestão e Inovação, onde participa de projetos de pesquisa do Laboratório PRO-PME (Centro de Pesquisa e Projeto para o Desenvolvimento Gerencial Tecnológico de PMEs. Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Empresarial e em Marketing pela Faculdade Machado Sobrinho - JF, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos (1996), Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade AIEC. Professor do CEFET - MG Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus III - Leopoldina. onde atua como Coordenador da Nascente Incubadora de Empresas do CEFET - MG e também como Coordenador Local de Inovação Tecnológica. Foi Coordenador e Professor do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Cataguases - FIC onde também coordenou o NEPPID - Núcleo de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação, Informação e Divulgação. Foi Professor universitário nas Seguintes Instituições: Universidade Presidente Antônio Carlos em Leopoldina, Faculdades Unificadas DOCTUM de Leopoldina e Faculdade de Administração de Cataguases - FACAT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na Gestão de Pequenas e Médias Empresas de Base Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Inovação e Empreendedorismo Inovador.

Anne Marie Maculan, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Direito - Universite Claude Bernarde Lyon I (1965), graduação em Lingua Serbo Croata - Ecole Nationale Des Langues Orientales Vivantes (1968), graduação em Lingua Russa - Ecole Nationale Des Langues Orientales Vivantes (1969), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1981) e doutorado em Sociologia - Universite Du Quebec a Montreal (1989). Atualmente é professor associado da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pequenas Empresas de Base Tecnológica e em Gestão da Inovação, atuando nos seguintes temas: pequena empresa, capacitação tecnológica, inovação, gestão da pesquisa, empreendedorismo acadêmico, universidade empreendedora. É membro externo da Camara de Assessoramento Cientifica de Pesquisa, Area de Engenharias da Fundacao de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas- FAPEAM É membro du Conseil dOrientation Strategique de lUniversite dAvignon et Pays du Vaucluse.

Francisco José de Castro Moura Duarte, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É professor associado da Área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Tem atuado em projetos de pesquisa em Engenharia de Produção nas áreas de Ergonomia aplicada à projetos de modernização tecnológica, de novas unidades de produção e integração operacional no setor de petróleo e gás e em projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica de empresas nascentes, pequenas e médias empresas

Published
2017-09-06
How to Cite
SALES, Rodrigo Lacerda; MACULAN, Anne Marie; MOURA DUARTE, Francisco José de Castro. O PAPEL DE UMA INCUBADORA NO APOIO À COMERCIALIZAÇÃO DE INOVAÇÕES EM PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/193>. Date accessed: 18 june 2019.