REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Ana Paula Werka Rossa Paula Rossa Unisociesc
  • Celso Waldemar Castella
  • Mehran Misaghi

Abstract

O presente artigo apresenta o uso das redes sociais como instrumento de relacionamento entre instituição e acadêmicos, visando a redução da evasão no ensino superior, através do projeto ‘Professores Padrinhos’. Acredita-se que a interação professor-acadêmicos, mediada pela utilização das redes sociais para relacionamento e engajamento, se tornará num importante instrumento para identificação e tratamento de alguns sinais apresentados pelo acadêmico evasor. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso do projeto Professores Padrinhos, aplicado em acadêmicos calouros de cursos da área de engenharia e gestão, comparando resultados de evasão do semestre 2015/2 e o semestre 2014/2. É perceptível uma redução significativa do número de acadêmicos evadidos nas turmas pesquisadas, após a implantação do projeto Professores Padrinhos. A originalidade da pesquisa se caracteriza pelo fato de estabelecer as redes sociais como instrumento de relacionamento entre professor-acadêmicos, visando gerar engajamento dos acadêmicos na sala de aula e na Instituição de Ensino Superior - IES e consequentemente redução na evasão.

Published
2017-09-06
How to Cite
ROSSA, Ana Paula Werka Rossa Paula; CASTELLA, Celso Waldemar; MISAGHI, Mehran. REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/225>. Date accessed: 21 sep. 2019.