O MÉTODO FENOMENOLÓGICO E SUAS APROXIMAÇÕES COM O DESIGN: UX DESIGN E INOVAÇÃO EM PRODUTOS

  • Daiane de Lurdes Toledo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diego Borges da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

A inovação é a palavra que mais se busca, nos dias de hoje, na elaboração de produtos e serviços. Vianna (2012) comenta que a demanda de inovação ocorre quando se recria modelos de negócios ou se constrói abordagens novas de mercado que encontram com sucesso as necessidades humanas não atendidas. Nesse sentido, pesquisas aprofundadas sobre os produtos existentes são relevantes quando se busca um diferencial. Nesta proposta de estudo, aborda-se a experiência vivida pelos seres humanos, que se expressam em sentimentos, crenças, aspirações e temores relacionadas ao uso de produtos. Entende-se que a abordagem fenomenológica enquanto investigação da essência das coisas, livre de julgamentos e de pressupostos, pode auxiliar nas investigações em design, contando com a avaliação da experiência dos usuários para propostas de inovação em produtos.

Published
2017-09-07
How to Cite
TOLEDO, Daiane de Lurdes; DA SILVA, Diego Borges; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. O MÉTODO FENOMENOLÓGICO E SUAS APROXIMAÇÕES COM O DESIGN: UX DESIGN E INOVAÇÃO EM PRODUTOS. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/226>. Date accessed: 18 june 2019.