GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E OS ELEMENTOS PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Maria Lúcia Corrêa Neves brasileira
  • Gregório Jean Varvakis Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento-Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis – SC– Brasil

Abstract

Analisou-se a presença e sinergia entre os elementos ‘pessoas, processos e tecnologia’ (PPT) nos estudos recentes de Gestão do conhecimento (GC). Para tanto, foi realizada revisão da literatura direcionada para base multidisciplinar Scopus. A pesquisa oportunizou, além da síntese dos estudos identificados categorizada por intensidade de sinergia, as seguintes considerações: (1) apesar dos autores seminais de GC recomendarem a adoção de estratégias equilibradas entre os três elementos, permanece, nos estudos de GC investigados, abordagem fragmentada e disciplinar; e (2) são raros os estudos de GC que, atualmente, mencionam a tríade, indicando que os elementos não se consolidaram como base para explicar iniciativas de GC.

Published
2017-09-06
How to Cite
NEVES, Maria Lúcia Corrêa; VARVAKIS, Gregório Jean. GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E OS ELEMENTOS PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/269>. Date accessed: 19 sep. 2019.