INTEGRAR O SABER POPULAR E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO: EXPERIÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA GESTÃO DA ÁGUA EM SANTA CATARINA

  • Breno Almeida Biagiotti UFSC
  • Valéria Veras
  • Maria José Baldessar

Abstract

Este trabalho tem como seu principal escopo relatar a experiência do projeto TSGA na disseminação de conhecimentos, integrando o saber popular (dos produtores rurais), aliado ao conhecimento técnico-científico (proporcionado pela EPAGRI E EMBRAPA) que envolvem questões de sustentabilidade e educação ambiental. A integração desses dois tipos de saberes e a atuação de equipes multidisciplinares proporcionou uma experiência rica de construção e aplicação de conhecimento em tecnologias sociais. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas de caráter qualitativo com os agentes envolvidos nesse projeto. Como resultados, percebeu-se que a integração de conhecimentos facilitou o cumprimento dos objetivos estipulados, além de proporcionar um modelo que favorece a formulação de projetos similares que inspira outros grupos ou instituições. Houve a formação de uma rede consolidada que visa o aprendizado mútuo por meio da troca de saberes, que se torna extremamente eficaz quando os conhecimentos envolvidos (popular ou científico) são tratados igualmente, sem hierarquias.

Published
2017-09-06
How to Cite
BIAGIOTTI, Breno Almeida; VERAS, Valéria; BALDESSAR, Maria José. INTEGRAR O SABER POPULAR E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO: EXPERIÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA GESTÃO DA ÁGUA EM SANTA CATARINA. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/283>. Date accessed: 18 june 2019.