APRENDIZAGEM COLABORATIVA: O USO DO FACEBOOK COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Ana Lúcia Guimarães UNISUAM

Resumo

Em tempos atuais com o uso massivo das redes sociais, precisamos estar atentos ao uso e aproveitamento desses recursos para o favorecimento da aprendizagem. No caso específico do Facebook, vemos que grande parte dos alunos usa esta rede social de forma rotineira e muitas vezes também não percebem que podem fazer um uso da mesma para trabalho de equipes, visando uma aprendizagem mais colaborativa. Nesse trabalho, temos como temática fundamental demonstrar que o uso da rede social - Facebook pode ser aplicado como metodologia ativa de ensino na Educação Superior. Trata-se de mostrar como a mídia social, notadamente o Facebook, pode ser utilizado para organizar, acompanhar e realizar interações e aprendizagem colaborativa com alunos da Educação Superior.



Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa, Facebook, Rede Social, Metodologias Ativas, Interação.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
GUIMARÃES, Ana Lúcia. APRENDIZAGEM COLABORATIVA: O USO DO FACEBOOK COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/291>. Acesso em: 17 nov. 2019.