AÇÃO HUMANA NA CURADORIA COMO FORMA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

  • Sicilia Vechi Goncalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Resumo. A exposição do ser humano a excessivo volume de dados com a evolução da web é uma barreira ao acesso à informação. A curadoria digital, realizada pelo desenvolvimento de tecnologias e a ação humana na contextualização de conteúdos, mostra-se instrumento de orientação e produção de conhecimento entre usuários da web. Pela ótica de jornalistas, professores e pesquisadores em curadoria digital, o objetivo deste estudo é identificar efeitos da ação humana na curadoria de conteúdo para a produção de conhecimento, com enfoque na contextualização de conteúdos da web. Os resultados apontam que a curadoria depende da interatividade mútua para gerar conhecimento, em que colaboradores, corrigem e recomendam. Comunidades são o ambiente adequado, favorecendo a criação de contextos e memória de grupo.



Palavras-chave: curadoria de conteúdo, ação humana, contextualização, produção de conhecimento.

Author Biography

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: clarissa@egc.ufsc.br

Published
2017-09-07
How to Cite
GONCALVES, Sicilia Vechi; TEIXEIRA, Clarissa Stefani. AÇÃO HUMANA NA CURADORIA COMO FORMA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/309>. Date accessed: 21 sep. 2019.