REVISÃO SISTEMÁTICA DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

  • David Pereira Neto IFSC
  • Breno de Almeida Biagiotti
  • Maria José Baldessar
  • Fanny Cacilie Gauna de Siqueira

Resumo

Os objetos de aprendizagem (OA) são recursos desenvolvidos para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem, e têm como principal característica sua reutilização. Imagens, gráficos, vídeos, animações, simulações, softwares entre outros artefatos digitais podem ser considerados OA. O processo de design de tais entidades compreende, no mínimo, as etapas típicas de um método projetual, a saber: definição de problema; desenvolvimento e implementação; e avaliação dos resultados. Este estudo apresenta, através de revisão sistemática da literatura especializada, as principais metodologias e instrumentos de avaliação de OA encontrados na base de dados SCOPUS, publicados entre 2005 e 2015. Para tanto foi utilizado o modelo de Protocolo para busca sistemática da literatura (UFSC, 2012).

Publicado
2017-09-27
Como Citar
PEREIRA NETO, David et al. REVISÃO SISTEMÁTICA DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/313>. Acesso em: 17 nov. 2019.