BUKOWITZ & WILLIAMS: DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INCUBADORA

Autores

  • Cleverson Tabajara Vianna UFSC/IFSC
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier UFSC
  • Jaine Talita Andrade UNIPLAC
  • Rejane Costa UFSC/CESUSC
  • Sérgio Murilo Schütz UFSC/CESUSC

Resumo

No século XXI o ambiente dos negócios, têm exigido das organizações a aplicação de instrumentos capazes de gerar vantagem competitiva, prática intrínseca da Gestão do Conhecimento. O objetivo deste artigo, diagnosticar a gestão do conhecimento em empresas situadas na Incubadora MIDILages. Consistiu da aplicação do modelo proposto pelas autoras Bukowitz & Williams (2002), denominado de Diagnóstico de Gestão do Conhecimento que permite realizar uma análise da informação e do conhecimento em nível tático e estratégico. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e descritiva de corte transversal e foi conduzida sob a forma de um estudo de caso. Os resultados apontam que a Empresa 04 apresenta o desempenho mais baixo e a Empresa 07 o melhor desempenho no DGC. A Seção Avalie apresentou a mais baixa pontuação indicando a ausência de medidas seguras para avaliar os intangíveis.

Biografia do Autor

Cleverson Tabajara Vianna, UFSC/IFSC

Graduação em Administração de Empresas pela FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1984) e Engenharia Elétrica - UFPR (incompleto) e Especialista em Gestão Pública pelo IFSC, Mestre em Administração pela UFSC e doutorando de Engenharia do Conhecimento (EGC/UFSC).

Experiência em Administração, com ênfase em Alta Gestão, Auditoria e Segurança de Sistemas e Planejamento. Conhecimentos na área de gestão e negócios, recursos computacionais, análise e programação de computadores,matemática e controles financeiros.

É servidor público federal no Instituto Federal de Santa Catarina, onde atua como professor nas Unidades de: Auditoria de Sistemas, Modelagem de Dados, SQL, Gestão Econômica e Financeira, Gestão de Novos Negócios, Custos, Finanças, Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Introdução à Administração, Políticas Públicas e Parcerias, Novos Paradigmas da Gestão Pública nos campi de Gaspar e Florianópolis e EAD, atuando tanto no ensino presencial como à distância. Foi membro eleito do Conselho Superior do Instituto Federal, sendo representante docente por duas investiduras.

Coordenou o planejamento de Campus (Florianópolis e Gaspar), Departamentos Acadêmicos e Cursos. Atuou na Reitoria (2010-2011) na DTIC (Diretoria de Tecnologia de Informações e Comunicações) como Assessor no Planejamento de Informática e Segurança da Informação, coordenando o desenvolvimento do PDTI e de projetos, entre eles o Portal do Aluno, o LimeSurvey, e sites dos Deptos. Foi Coordenador de Curso FIC de Suporte às Tecnologias de Informação em convênio com a Prefeitura de Antonio Carlos.

Em EAD atuou como professor no Programa de Capacitação de Servidores, na Graduação em Gestão Pública e como Orientador na Pós-Graduação em Gestão Pública e no programa E-tec.

Na área da pesquisa, faz parte do Grupo de Modelagem do Conhecimento (CAPES) onde atua em ontologias. No IFSC coordenou o projeto de Pesquisa (CNPq-SETEC-fomento à pesquisa): Estudos sobre aplicação de ontologias para monitoramento dos Indicadores Educacionais do IFSC ?Florianópolis. Na área de extensão e inovação é membro do conselho fiscal de empresas juniores - Brasil TI. Orientador do aluno Fernando Wajima, segundo colocado no Estado de Santa Catarina, no concurso SEBRAE de Planos de Negócios ? 2010. Foi pesquisador (responsável pela plataforma AVEA-MOODLE) no programa PROTICs-CAPES, de capacitação de professores de graduação nas Tecnologias de Informação e Comunicação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem.

Tem Mestrado Acadêmico em Administração CPGA - UFSC, tendo como orientador o Prof. Gilberto Moritz (Finanças) e é doutorando de Engenharia do Conhecimento EGC/UFSC com orientação do prof. Fernando Gauthier.

Na área privada (desde 1974), atuou como Programador, Analista, Coordenador, Gerente e Diretor;CELEPAR-Companhia de Processamento de Dados do PR, Bco Bamerindus-HSBC, Organizações Makenji, Farid Surugi Eng. e Construções Ltda, SETRA - Serviço de Transportes, SID/SHARP - Sistemas de Informação Distribuída.

Projetou e instalou sistemas nas mais diversas áreas como: Contabilidade, Divida Ativa, Patrimônio, Logística, Comercialização, Vendas, PCP, Automação Comercial, Portal do Aluno, Assistência Estudantil; na área de saúde: Clínicas, Consultórios e Laboratórios; na área de controle de processos e carga de máquinas da indústria moveleira e, sistemas de controle e bilhetagem para o transporte de passageiros. Na net tem software gratuito com mais de 20 mil downloads.Tem 5 livros (a partir de 2011)..

Fernando Alvaro Ostuni Gauthier, UFSC

Concluiu o doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina em 1993. Atualmente é Professor Associado, do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Bacharelado em Sistemas de Informação, no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e no Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em avaliação. Foi na UFSC: Diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa, Membro de conselho da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária ? FAPEU, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CTC na Câmara de Pós Graduação , representante da Câmara de Pos-graduação no Conselho Universitário, Diretor Técnico da Escola de Novos Empreendedores, Diretor Acadêmico do Campus de Ararangua, Chefe do Departamento de Engenharia do Conhecimento e Sub-Coordenador do Programa Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação. Consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ? FAPESC. Tem experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação, inteligência artificial, computação evolutiva, ensino à distância via web , engenharia do conhecimento onologias e linked data.

Jaine Talita Andrade, UNIPLAC

Graduação em Engenharia de Produção na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC em 2015

Rejane Costa, UFSC/CESUSC

Doutoranda do programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (processo de ingresso 2016_1), Mestre em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001 e graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Ministro as seguintes disciplinas: Estatística, Matemática Aplicada, Matemática Discreta, Matemática Financeira e Cálculo. Geralmente trabalho para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Relações Internacionais, Biologia, Ciências Sociais e Turismo. Atualmente professora da Faculdade Cesusc mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina e na Instituição USJ.

 

Sérgio Murilo Schütz, UFSC/CESUSC

Possui Formação de Técnico em Eletrônica pela Escala Técnica Federal de Santa Catarina(1990), Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), Especialização Em Engª de Produção e Sistemas na área de concentração em Inteligência Artificial(2000- UFSC) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Professor da UNIVALI(1996/2002) e Coordenador dos cursos de Ciência da Computação e do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, Coordenador Geral do EAD da FACVEST, Coordenador da Pós-Graduação do Núcleo de Tecnologia Aplicada(2005/2010) e professor titular da Sociedade Lageana de Educação(1999-2010). Atualmente Professor dos cursos técnicos, profissionais e de aprendizagem da área de tecnologia do SENAI - Lages(SC) e Professor dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Produção da UNIPLAC. Tem experiência na área de Eletrônica, Ciência da Computação e da Informação, com ênfase em Arquitetura de Computadores, Eletrônica Analógica e Digital, Microprocessadores, Linguagens de Programação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Compiladores, Inteligência Artificial, Informática na Educação e na Saúde, EAD e Fontes de informação na internet, web Design, programação desktop e web, banco de dados e análise de sistemas web.Avaliador do INEP-MEC desde 02/2011 e Avaliador do CEESC desde 06/2012.Sócio idealizador do projeto Mão na Roda do veículo PRATYKO para portadores de necessidades especiais financiado pela FAPESC. Doutorando do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC - Turma 2013. Assessor de Avaliação da UNIPLAC - Portaria 88/2014. Professor e Coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade CESUSC mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina desde 2014/2.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Vianna, C. T., Gauthier, F. A. O., Andrade, J. T., Costa, R., & Schütz, S. M. (2017). BUKOWITZ & WILLIAMS: DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INCUBADORA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/315

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)