CULTURA CORPORATIVA, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E INDICADORES:INCORPORANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO A ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

  • Fernando Fukunaga PUC-SP
  • Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos PUC-SP

Abstract

A percepção do conhecimento como um bem econômico e sua importância estratégica no cenário atual, tem provocado discussões sobre sua gestão e sua contribuição para os indicadores de eficácia organizacional. Nesta pesquisa tem-se como objetivo investigar a relação da cultura organizacional (CO) e o sucesso ciclo da gestão do conhecimento (GC) e sua contribuição para os indicadores de inovação, crescimento e vantagem competitiva. Como estratégia e princípios metodológicos selecionou-se o método de estudo de caso singular. Foi conduzida uma pesquisa em uma grande empresa nacional do segmento de engenharia e infraestrutura. Os principais resultados apontaram para a influência positiva da CO no sucesso do ciclo de GC e contribuição para inovação, vantagem competitiva e crescimento. Além disso a proposição de um modelo de incorporação da GC a estratégia de negócio.

Published
2017-09-07
How to Cite
FUKUNAGA, Fernando; DOS SANTOS, Neusa Maria Bastos Fernandes. CULTURA CORPORATIVA, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E INDICADORES:INCORPORANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO A ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/325>. Date accessed: 26 june 2019.