QUANDO O PROFESSOR É O ATOR:UM EVENTO CIENTÍFICO COMO OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA

  • Marcos Daniel Longhini Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Maria Pereira Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu
  • Janer Vilaça Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu

Abstract

Resumo. A formação dos professores enfatiza processos reflexivos que levam os docentes a pensar sobre suas práticas. Nesse cenário, destacamos as ações desenvolvidas por meio de cursos de formação continuada em Astronomia, oferecidos pelo Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu/PR, em especial, as desenvolvidas num evento científico de divulgação/discussão de atividades realizadas em sala de aula, quanto ao ensino de Astronomia. As discussões revelam aspectos de suas práticas profissionais e lançam luzes sobre a formação docente e o ensino de Astronomia na Educação Básica. Este estudo pretende responder à seguinte questão: Quais aspectos da prática profissional emergem da fala dos docentes em formação continuada quando eles são postos como atores principais de um evento científico para o ensino de Astronomia? Além disso, também buscamos compreender que avaliação eles tecem sobre como o referido encontro contribuiu para sua formação profissional?
Palavras chave: formação continuada; prática reflexiva; Astronomia.

Author Biographies

Marcos Daniel Longhini, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Estadual Paulista (UNESP) Bauru - SP; em Pedagogia - Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) Batatais - SP; Mestrado em Educação para Ciência - Universidade Estadual Paulista (UNESP) Bauru - SP; Doutorado em Educação - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) São Carlos – SP - Brazil.

Ana Maria Pereira, Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu

Graduação em Letras - Universidade de Filosofia, Ciências, Letras (UFCL) Taubaté - SP; Pedagogia e Orientação Educacional - Faculdade Ideal de São Paulo (FISP) São Paulo - SP. Especialização em Administração de Empresas e Recursos Humanos - Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo - SP – Brazil.

Janer Vilaça, Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu

Graduação em Geografia - Faculdade de Ensino Superior (FAESI) São Miguel do Iguaçu - PR. Especialização no Ensino de Astronomia - Observatório Nacional (ON) Rio de Janeiro - RJ, Brazil. Coordenador do Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu, Foz do Iguaçu, PR.

Published
2017-09-07
How to Cite
LONGHINI, Marcos Daniel; PEREIRA, Ana Maria; VILAÇA, Janer. QUANDO O PROFESSOR É O ATOR:UM EVENTO CIENTÍFICO COMO OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2017. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/333>. Date accessed: 19 june 2019.