INOVAÇÃO, PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS E O SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO CHINÊS DIRECIONADO À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

  • Cleverson Tabajara Vianna
  • Elpídio Ribeiro Neves
  • Marilei Osinski
  • Paulo Mauricio Selig

Resumo

O presente estudo aborda o caso da China, que demonstra um salto da imitação para a inovação evidenciando organizações exponenciais. A inovação e a presença de habitats de inovação, como Parques científicos e tecnológicos, fazem parte de seu sucesso pela forte expansão da economia chinesa em todo o mundo. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar de que modo a China tem tratado a criação, manutenção e expansão de seus parques científicos e tecnológicos. Essa pesquisa tem abordagem mista, aplicada, descritiva, documental e bibliográfica. Para desenvolvê-la foram realizadas buscas em bases de dados como: Web of Science, Scopus, EBSCOT, Elsevier e Science Direct. Os resultados desse estudo evidenciam a busca da China por um desenvolvimento de inovação e alta tecnologia com políticas públicas e ações governamentais voltadas à economia baseada no conhecimento. Além disso, a expansão de publicações científicas e parques de alta tecnologia da China tem sido exponencial.

Publicado
2018-07-04
Como Citar
VIANNA, Cleverson Tabajara et al. INOVAÇÃO, PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS E O SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO CHINÊS DIRECIONADO À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, july 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/380>. Acesso em: 13 dec. 2019.