METODOLOGIA PARA SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO DE LIVRO AUTOPOIÉTICO

  • Bobiquins Estêvão de Mello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho
  • Juarez Angelo Piazza Sacenti Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Nós escrevemos este artigo em modo pessoal – primeira pessoa do plural – seguindo o paradigma da complexidade. A pesquisa que ora reportamos busca selecionar uma metodologia para o desenvolvimento do que denominamos Sistema Baseado em Conhecimento de Livro Autopoiético (SBCLA), um sistema de Engenharia do Conhecimento que tem como finalidade a interação linguística de um leitor humano com um livro. A pesquisa realizada constatou que o caminho mais indicado é a combinação de diversas metodologias, ferramentas e linguagens, haja vista a complexidade do sistema proposto. Nossa escolha recaiu sobre a Systemic Methodology for Ontology Learning (SMOL), uma metodologia desenvolvida justamente na concepção de agregar os melhores métodos para cada situação no tratamento do conhecimento.

##submission.authorBiography##

Francisco Antonio Pereira Fialho

Professor titular no Departamento de Engenharia do Conhecimento (dEGC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC – Brasil.

Publicado
2018-07-04
Como Citar
MELLO, Bobiquins Estêvão de; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; SACENTI, Juarez Angelo Piazza. METODOLOGIA PARA SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO DE LIVRO AUTOPOIÉTICO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, july 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/389>. Acesso em: 13 dec. 2019.