COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE EMPREENDEDORES DE NEGÓCIOS DE IMPACTO

  • Daniela de Oliveira Massad
  • Felipe Kupka Feliciano Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC
  • Melissa Ribeiro do Amaral
  • Inara Antunes Vieira Willerding
  • Édis Mafra Lapolli

Resumo

Inovações são reconhecidas por sua importância para o aumento da competitividade das organizações e
dos níveis de emprego e renda da população. Entretanto, inovações podem ser concebidas não apenas
para criar valor econômico, mas também para resolver problemas sociais. As inovações cuja
característica principal é alcançar uma missão social são denominadas inovações sociais e podem
produzir mudanças significativas nas comunidades em que estão inseridas, compensando as falhas de
mercado e governo. Ideias inovadoras partem muitas vezes de empreendedores que possuem
características intrínsecas estudada por diversos autores. A competência empreendedora e o papel do
empreendedor social são considerados aspectos importantes para a inovação social. Este artigo tem por
objetivo analisar o perfil empreendedor em projetos de inovação social e verificar como a competência
empreendedora podem influenciar esses projetos. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva com empreendedores sociais responsáveis por negócios de impacto social. Os dados foram
coletados por meio de um questionário para avaliar a competência empreendedora, validado em diversos
outros estudos. Como resultado, observou-se que as competências empreendedoras que se apresentaram
mais fortes nos empreendedores que participaram da pesquisa foram o comprometimento, a persistência
e a busca de oportunidade e iniciativa. O planejamento e monitoramento sistemático e o estabelecimento
de metas exibiram índices baixos entre os entrevistados. A busca de informações, a persuasão e rede de
contatos, a característica de correr risco calculados e a exigência de qualidade e eficiência também
exibiram resultados satisfatórios em mais da metade dos empreendedores sociais.

Publicado
2018-09-19
Como Citar
MASSAD, Daniela de Oliveira et al. COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE EMPREENDEDORES DE NEGÓCIOS DE IMPACTO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/416>. Acesso em: 13 dec. 2019.