LIDERANÇA E ORGANIZAÇÕES POSITIVAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

  • Bruna Manuela Adriano
  • Isabella Bertoncini
  • Aulina Judith Folle Esper
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha

Resumo

Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de apresentar a evolução da literatura sobre liderança e organizações positivas, a partir das pesquisas da Positive Organizational Scholarship (POS). Para tanto, elaborou-se uma busca sistemática da literatura nas bases EBSCO, SciElo, Scopus e Web of Science. Na sequência, foi realizada uma análise bibliométrica dos resultados recuperados nas bases de dados. Foram identificadas 26 publicações sobre a temática investigada, analisadas de acordo com os critérios: publicações por ano, publicações por área do conhecimento, por países e universidades, além da análise das publicações por padrão de autoria, por fonte de pesquisa e por padrão de citação. Ao término destaca-se especialmente que: a) as publicações sobre POS e liderança ainda aparentam estar na sua fase inicial; b) a necessidade de estudos que investiguem a evolução histórica do constructo, bem como o modo como as pesquisas sobre POS e liderança têm sido desenvolvidas.


 


Palavras-chave: Liderança; Positive Organizational Scholarship (POS); Organizações positivas; Liderança positiva; Análise bibliométrica.

Publicado
2018-09-20
Como Citar
ADRIANO, Bruna Manuela et al. LIDERANÇA E ORGANIZAÇÕES POSITIVAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/426>. Acesso em: 13 dec. 2019.