LIDERANÇA AMBIDESTRA E INOVAÇÃO: A EVOLUÇÃO DE UMA IDEIA

  • Maria Angelica Jung Marques Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/EGC
  • Cristiano Castro de A. Cunha Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC- Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/ EGC

Resumo

A teoria da liderança ambidestra propõe que a alternância entre os comportamentos de abertura e de fechamento dos líderes tem impacto positivo nos comportamentos de exploração e explotação dos liderados. Ou seja, o desempenho inovador dos liderados é mais alto quando existe uma maior alternância entre os comportamentos de exploração e explotação por parte dos líderes. O objetivo deste trabalho é compreender como a liderança ambidestra tem sido definida na literatura e qual a evolução e os achados que confirmam a sua relação com a inovação.

Publicado
2018-09-20
Como Citar
JUNG MARQUES, Maria Angelica; CASTRO DE A. CUNHA, Cristiano. LIDERANÇA AMBIDESTRA E INOVAÇÃO: A EVOLUÇÃO DE UMA IDEIA. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/442>. Acesso em: 13 dec. 2019.