FAKE NEWS: UM PROBLEMA MIDIÁTICO MULTIFACETADO

  • Felipe de Matos Müller UFSC
  • Márcio Vieira de Souza

Resumo

O objetivo geral deste artigo é mostrar o fenômeno das fake news como um problema midiático multifacetado. O artigo está dentro da área de Mídia do Conhecimento, tendo como escopo geral um estudo de mídia e informação, cujo tema de estudo está diretamente relacionado à mídia, compartilhamento e disseminação. A metodologia utilizada para esse artigo foi uma abordagem qualitativa exploratória, tendo como base uma revisão da literatura. A primeira seção abordará as fake news enquanto fenômeno midiático. A segunda seção oferecerá uma distinção entre fake news e boatos. A terceira seção discutirá três problemas relacionados às fake news: a falha do sistema de cliques como recompensa, o impacto das fake news sobre as decisões eleitorais e políticas, e o impulso que as cascatas informacionais dão às fake news. A quarta e última seção considerará algumas soluções propostas para os problemas gerados pelas fake news.

Publicado
2018-09-20
Como Citar
MÜLLER, Felipe de Matos; DE SOUZA, Márcio Vieira. FAKE NEWS: UM PROBLEMA MIDIÁTICO MULTIFACETADO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/511>. Acesso em: 13 dec. 2019.