APLICABILIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

  • Gilberto Medeiros Borges Júnior
  • Silvia Marina Rigo
  • Lilliane Josefa Orso Pinheiro
  • Cristina Keiko Yamaguchi Unesc

Resumo

Neste trabalho verificou como o setor de Tecnologia da Informação (TI) de um campus de uma instituição federal de ensino, trata o tema Gestão do Conhecimento (GC) em seus processos. Com o objetivo de identificar a situação atual da implantação de práticas de GC no setor de TI em uma instituição federal de ensino foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o estudo de caso como estratégia. Os resultados mostram que apesar dos esforços do setor de TI em registrar os conhecimentos do setor, o conhecimento tácito ainda prevalece, sendo necessária um trabalho maior para internalização do conhecimento, como manuais bem estruturados e divulgados para transmitir soluções simples e rápidas para vários dos problemas cotidianos de todos os setores. Constata-se que a análise em apenas um setor da instituição de ensino é um limitador para a análise da Gestão do Conhecimento. Fica como sugestão de estudos futuros, expandir o estudo aos demais setores ou ao setor de TI de todos os campuses da instituição de ensino que concretizará ou retificará os resultados obtidos nesta pesquisa.

Publicado
2018-09-19
Como Citar
BORGES JÚNIOR, Gilberto Medeiros et al. APLICABILIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/519>. Acesso em: 13 dec. 2019.