PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL – ESTUDO DE CASO NO CURITIBA, REGIÃO E LITORAL CONVENTION & VISITORS BUREAU (CCVB)

ESTUDO DE CASO NO CURITIBA, REGIÃO E LITORAL CONVENTION & VISITORS

  • Cecília de Souza Pavan
  • ALEXANDRE AUGUSTO BIZ UFSC
  • Márcia Shizue Massukado Nakatani
  • Eduardo Michelotti Bettoni

Resumo

A qualidade dos ativos de conhecimento de qualquer organização tem se tornado fator crucial para sua viabilidade e sobrevivência. O turismo não é exceção, principalmente quando se tratam das entidades de representação do setor. Este trabalho analisa o processo de criação de conhecimento no Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB). A organização foi escolhida visto sua atuação na promoção dos destinos e suas ações enquanto organização representativa do trade. Para investigar esse processo foi realizada uma exploração teórica sobre o tema abrangendo modelos, métodos e definições sobre fluxos informacionais e conhecimento que, posteriormente, deram subsídio à avaliação da realidade do CCVB por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com a diretoria executiva e os dois departamentos estratégicos. A coleta de dados foi realizada entre novembro de 2015 a janeiro de 2016 e, os dados foram analisados à luz de um modelo ideal de plataforma de negócios em turismo (Biz, 2014). Como resultados identificou-se: a existência de entraves na comunicação com o ambiente externo no que tange ao fluxo informacional do CCVB; os gaps relacionados ao eixo de comunicação entre o CCVB e seus mantenedores e; as ações, atividades e atitudes que poderiam cooperar para o aprimoramento e melhoria do fluxo informacional e criação de conhecimento da organização. Os achados corroboram a literatura de referência e evidenciam a posição estratégica que uma revisão do fluxo informacional tem para o cumprimento de seus objetivos organizacionais.

Publicado
2018-09-21
Como Citar
PAVAN, Cecília de Souza et al. PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL – ESTUDO DE CASO NO CURITIBA, REGIÃO E LITORAL CONVENTION & VISITORS BUREAU (CCVB). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/551>. Acesso em: 13 dec. 2019.