IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE ENSINO

  • André Luis Fachini de Souza
  • Angela Regina Heinzen Amin Helou
  • Ana Paula Lisboa Sohn
  • Adriano Dinomar Barp Universidade do Vale do Itajai

Resumo




Este estudo identificou o nível de maturidade em gestão do conhecimento (GC) no setor de ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari, uma instituição pública de ensino, localizada na região norte do estado de Santa Catarina, que oferece cursos que variam desde formação inicial e continuada até a pós-graduação. Utilizou-se o modelo de maturidade em GC. Este modelo é composto por sete critérios (liderança em GC, processo, pessoas, tecnologia, processos de conhecimento, aprendizagem e inovação, e resultados da GC) e 42 assertivas, as quais foram pontuadas, em uma escala que variou de 1 a 5, por gestores do setor de ensino Campus, responsáveis por coordenações gerais e de cursos, ambos envolvidos no planejamento do ensino na instituição. Foram analisadas as percepções das Direções Geral e de Ensino, Coordenação Geral de Graduação, Coordenação Geral de Ensino Técnico e coordenadores de cursos superiores e técnicos. A análise dos resultados revelou que o Campusse encontra no nível de maturidade em gestão do conhecimento (96 pontos), o que demonstra o reconhecimento da necessidade de gerenciar o conhecimento e a sua importância e benefícios para a gestão da instituição




Publicado
2018-09-20
Como Citar
SOUZA, André Luis Fachini de et al. IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE ENSINO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/556>. Acesso em: 13 dec. 2019.