SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA: EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS E CHINESAS PARA A INOVAÇÃO

  • Regina Wundrack do Amaral Aires Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cleunisse Aparecida Rauen De Luca Canto
  • Patricia de Sá Freire

Resumo

O desenvolvimento do sistema de educação corporativa acompanhou as necessidades de qualificação dos trabalhadores com o surgimento de cada revolução industrial, que teve como característica a tecnologia empregada no processo produtivo que, por consequência, exigiu novas competências individuais e organizacionais, visando a construção de vantagens competitivas. Por meio de uma revisão da literatura em bases de dados internacionais esta pesquisa analisou experiências brasileiras e chinesas de educação corporativa que confirmaram a necessidade e a importância do alinhamento das universidades corporativas com a estratégia das organizações, bem como a necessidade de programas de educação corporativa para garantir a formação continuada dos trabalhadores, alinhadas as necessidades organizacionais, superando as lacunas das universidades acadêmicas. Também ficou evidenciado que na maioria dos casos os programas de educação corporativa limitam-se a formação dos funcionários das organizações, sendo poucos os casos em que a formação é estendida para os demais stakeholders organizacionais. Desta forma, o presente estudo permitiu identificar os pressupostos teórico-empíricos para análise do sistema de educação corporativa no Brasil e na China.

Publicado
2018-09-21
Como Citar
AIRES, Regina Wundrack do Amaral; CANTO, Cleunisse Aparecida Rauen De Luca; FREIRE, Patricia de Sá. SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA: EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS E CHINESAS PARA A INOVAÇÃO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/562>. Acesso em: 14 dec. 2019.