CARACTERIZAÇÃO DO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARTICULARES (DMP) EM UMA IES

  • Jonas Aldemir Boiarski UTFPR
  • Fernando José Avancini Schenatto

Resumo

A popularização dos dispositivos móveis faz com que os Dispositivos Moveis Pessoais (DMP), sejam amplamente utilizados como mediadores na realização de todas as tarefas, sejam pessoais ou profissionais. Este trabalho caracteriza as finalidades e permanência de uso de DMP em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para isso, realizou-se estudo multicasos, com abordagem exploratória, utilizando-se como ferramenta questionário estruturado para coleta de informações em amostra de 386 respondentes, estratificados em 245 alunos, 82 professores e 59 técnicos administrativos. Como resultados aponta-se que 97,4% da amostra estudada são usuários de DMP na IES, sendo o notebook e o smartphone com maior incidência e tempo de utilização. Como principais benefícios, aponta-se a facilitação do compartilhamento de materiais de aprendizagem e informações, a utilidade para atividades cotidianas, maior flexibilidade, acesso a várias tarefas simultaneamente e a melhor opção na busca rápida a informações na internet. Como limitações aponta-se principalmente infraestrutura elétrica e mobiliaria insuficientes, falta de suporte ao usuário, além de características intrínsecas dos equipamentos, como tamanhos de telas e teclados, peso elevado, especificações técnicas incompatíveis, capacidade de processamento limitado, muitas vezes. Como subsídios capazes de auxiliar na elaboração e a aplicação de política de BYOD na IES, dentre os quais, aponta-se: a necessidade de garantir o uso do equipamento sem limitações; analisar os investimentos adotando a solução mais apropriada para os recursos financeiros e pessoais disponíveis; definir as plataformas, dispositivos e níveis de segurança controlados; e, a política de segurança de acesso adotada.

Publicado
2018-09-19
Como Citar
BOIARSKI, Jonas Aldemir; SCHENATTO, Fernando José Avancini. CARACTERIZAÇÃO DO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARTICULARES (DMP) EM UMA IES. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/568>. Acesso em: 13 dec. 2019.