UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE ONTOLOGIAS APLICADAS AO E-LEARNING

  • Ronnie Carlos Tavares Nunes
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves
  • João Artur de Souza
  • José Leomar Todesco

Resumo

A Web Semântica e suas tecnologias visam a estabelecer uma evolução da web sintática, para um ambiente onde software e usuário possam trabalhar de forma cooperativa. Neste cenário, tecnologias de Linked Data e ontologias se destacam, fornecendo as ferramentas necessárias para sedimentar o alicerce da Web Semântica. Para se avaliar o crescente interesse por essas tecnologias aplicadas ao E-Learning, o presente artigo realizou uma revisão da literatura dos últimos cinco anos, utilizando algumas bases de trabalhos acadêmicos. A partir disso, foi utilizado um framework para classificação das ontologias encontradas, baseado em trabalhos semelhantes desenvolvidos por outros autores. Desta forma, pôde-se avaliar facilmente algumas linhas de pesquisa que estão evoluindo e despertando maior interesse na área, fornecendo assim, subsídios para a reflexão crítica no desenvolvimento de novos trabalhos. Publicações que fazem o uso de ontologias para o design pedagógico foram as mais encontradas nas bases selecionadas, seguidas por aquelas que utilizam ontologias como suporte ao processo de personalização. Ao final, chega-se à conclusão de que na literatura existem muitos trabalhos voltados ao uso das ontologias como suporte ao desenvolvimento de recursos e métodos pedagógicos. Um olhar crítico parece ser necessário para estimular o desenvolvimento das outras temáticas do domínio em que o uso de ontologias pode maximizar a eficácia e eficiência do processo de ensino em ambientes on-line.

Publicado
2018-09-21
Como Citar
NUNES, Ronnie Carlos Tavares et al. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE ONTOLOGIAS APLICADAS AO E-LEARNING. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/573>. Acesso em: 13 dec. 2019.