RELAÇÕES ENTRE RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL E RISCOS RELACIONADOS AOS CONHECIMENTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Bruna Devens Fraga
  • Gregorio Varvakis
  • Denilson Sell

Resumo

Dada a relevância e necessidade de estudos na área de mudanças e riscos no ambiente organizacional, este trabalho objetiva compreender como as relações que vem sendo trabalhadas a respeito do conceito de resiliência organizacional e os riscos relacionados a gestão do conhecimento por meio da análise de suas unidades de análise e contextos de aplicação. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura do campo de resiliência organizacional e gestão dos riscos relacionados ao conhecimento. Posterior à leitura destes trabalhos, foram realizadas duas análises: (I) identificação das principais unidades de análise e contextos de aplicação; (II) análise das relações identificadas nos trabalhos mapeados na revisão. Foram identificados 61 trabalhos, escritos por 198 autores, publicados em 65 periódicos indexados. A análise destas publicações permitiu compreender o panorama do conceito de resiliência organizacional a partir das principais unidades de análise, contextos de aplicação e fatores de risco relacionados à gestão do conhecimento organizacional. Esta análise permite que as relações identificadas sejam estudadas e aprofundadas, tanto no âmbito teórico como prático, no intuito de ampliar a compreensão da resiliência organizacional e seus resultados relacionados à gestão do conhecimento.

##submission.authorBiography##

Denilson Sell

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor no Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado
2018-09-21
Como Citar
FRAGA, Bruna Devens; VARVAKIS, Gregorio; SELL, Denilson. RELAÇÕES ENTRE RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL E RISCOS RELACIONADOS AOS CONHECIMENTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/582>. Acesso em: 13 dec. 2019.