USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: JOGO DA INOVAÇÃO

  • Fernando Luiz Freitas Filho
  • Brigite Augusta Farina Schröter

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem no ensino superior exige que o professor utilize práticas pedagógicas centradas no aluno, de forma a dar significado ao aprendizado e fazer com que o aluno tenha motivação para aprender. Uma das práticas que pode ser utilizada nesse sentido é o uso de jogos didáticos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo apresentar como o uso de jogos didáticos pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Durante a pesquisa foi desenvolvido o Jogo da Inovação, que é um jogo de tabuleiro que simula um processo de desenvolvimento e venda de produtos inovadores, de forma lúdica. O jogo foi desenvolvido para a disciplina de gestão da tecnologia e inovação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina e aplicado em diferentes turmas. Como resultado pôde-se perceber a motivação dos alunos durante as aulas, bem como, a efetividade do aprendizado sobre conteúdo da disciplina.

Publicado
2018-09-20
Como Citar
FREITAS FILHO, Fernando Luiz; SCHRÖTER, Brigite Augusta Farina. USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: JOGO DA INOVAÇÃO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/587>. Acesso em: 13 dec. 2019.