EDUCAÇÃO FORMAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O PAPEL POTENCIALIZADOR DAS TICs NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  • Edilene maria de oliveira ifms
  • Maria Cristina de Lima Felix dos Santos Universidade católica Dom Bosco - UCDB
  • Cleonice Le Bourlegat Universidade católica Dom Bosco - UCDB
  • Edilene Garcia

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na potencialização dos processos de aprendizagem, visando a produção do conhecimento na Educação formal. Para a efetivação do estudo a metodologia utilizada está limitada à pesquisa documental e bibliográfica. Partiu-se para esse fim, da análise histórica da Educação formal desde a Antiguidade até os dias atuais, assim como das teorias atuais a respeito da aprendizagem interativa na produção do conhecimento em processos educativos construtivos do conhecimento. Nesse contexto, foi discutido o papel do uso das TICs como recursos de aprendizagem, diante de um mundo conectado em rede e de uma sociedade do conhecimento em processo de formação. Considerou-se que esses recursos, não só tem contribuído para potencializar o processo de aprendizagem, como para alterar o modelo do processo educativo.

Publicado
2018-09-20
Como Citar
DE OLIVEIRA, Edilene maria et al. EDUCAÇÃO FORMAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O PAPEL POTENCIALIZADOR DAS TICs NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/588>. Acesso em: 14 dec. 2019.