EDUCAÇÃO FORMAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O PAPEL POTENCIALIZADOR DAS TICs NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Edilene maria de oliveira ifms
  • Maria Cristina de Lima Felix dos Santos Universidade católica Dom Bosco - UCDB
  • Cleonice Le Bourlegat Universidade católica Dom Bosco - UCDB
  • Edilene Garcia

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na potencialização dos processos de aprendizagem, visando a produção do conhecimento na Educação formal. Para a efetivação do estudo a metodologia utilizada está limitada à pesquisa documental e bibliográfica. Partiu-se para esse fim, da análise histórica da Educação formal desde a Antiguidade até os dias atuais, assim como das teorias atuais a respeito da aprendizagem interativa na produção do conhecimento em processos educativos construtivos do conhecimento. Nesse contexto, foi discutido o papel do uso das TICs como recursos de aprendizagem, diante de um mundo conectado em rede e de uma sociedade do conhecimento em processo de formação. Considerou-se que esses recursos, não só tem contribuído para potencializar o processo de aprendizagem, como para alterar o modelo do processo educativo.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Como Citar

de oliveira, E. maria, Felix dos Santos, M. C. de L., Le Bourlegat, C., & Garcia, E. (2018). EDUCAÇÃO FORMAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O PAPEL POTENCIALIZADOR DAS TICs NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/588