QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM WEBSITES DE SAÚDE: UM OLHAR PARA A FISIOTERAPIA

Resumo

O acesso a informação possibilitado pela internet, é atualmente uma importante fonte de disseminação do conhecimento. Diariamente, quantas vezes acessamos a internet? Quais informações buscamos, e qual é a quantidade e qualidade das respostas que encontramos? Quando se trata de temas relacionados com a área da saúde, a qualidade das informações disponibilizadas para acesso deve receber atenção. Diante disso, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da informação em websites de saúde que apresentam informações sobre fisioterapia respiratória. Para tal, os autores assumiram o papel de especialistas em qualidade da informação e com a utilização de um questionário de três dimensões (Conteúdo, Design e Técnica), elaborado com base em estudos anteriores, avaliaram a qualidade da informação em websites que trazem informações sobre o tema “fisioterapia respiratória”. Ao final,
verificou-se, dentre outros aspectos, que existe uma deficiência nos sites em relação a credibilidade do conteúdo disponibilizado, onde, não são apresentados os autores e suas credenciais, assim como os textos não utilizam links para direcionamento de conteúdo, além da não citação das referências bibliográficas consultadas.

Biografia do Autor

Ronnie Carlos Tavares Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Lia Caetano Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Rogério Cid Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão

Publicado
2018-09-21
Como Citar
BALCONI MANDELLI, Patsy Geraldine et al. QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM WEBSITES DE SAÚDE: UM OLHAR PARA A FISIOTERAPIA. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/597>. Acesso em: 14 dec. 2019.