AN OVERVIEW OF KNOWLEDGE SERVICES

  • Alfredo Cesar dos Anjos Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Leomar Todesco

Abstract

Tem crescido a atenção da comunidade científica e das organizações interessadas em Gestão do
Conhecimento pelo tema Serviços de Conhecimento (SC). Com o aumento da capacidade de
processamento, conexão e dados, uma alternativa viável para atender a grande demanda de
conhecimento tem sido os serviços. Muitos conceitos, paradigmas e aplicações tem sido apresentados
sobre o tema de forma não estruturada. O presente artigo visa explorar o universo dos SC quanto aos
conceitos, definições e aplicações, apresentando uma visão geral dos Serviços de Conhecimento sob a
ótica da Gestão do Conhecimento (GC). Também é discutido as origens dos SC e como GC e SC se
relacionam e como se dispõem os Serviços de Conhecimento nas Organizações e quais os benefícios
em sua adoção. É apresentado uma visão econômica dos SC e dos conceitos basilares da área, como o
Conhecimento, o paradigma de Serviços, e de Serviço de Conhecimento. Discute algumas tendências
da área como a Fusão de Conhecimento e algumas aplicações que já são apresentadas para o mercado,
como KaaS (Knowledge as a Service), KMaaS (Knowledge Management as a Service) e Serviços de
Conhecimento orientado por atividades de design de produto.

Published
2018-08-28
How to Cite
DOS ANJOS, Alfredo Cesar; TODESCO, José Leomar. AN OVERVIEW OF KNOWLEDGE SERVICES. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, aug. 2018. ISSN 2318-5376. Available at: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/598>. Date accessed: 22 may 2019.