TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA AGRICULTURA MODERNA: PILARES E PROPOSTA DE MODELO PARA O FUTURO DA INOVAÇÃO AGRÍCOLA

Autores

  • Renata França Universidade Fumec e UEMG
  • Fabio Corrêa Universidade Fumec
  • Jurema Suely De Araújo Nery Ribeiro Universidade Fumec e Universidade UEMG
  • Fabrício Ziviani Universidade Fumec, Fundação Dom Cabral e Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Leandro Cearenço Lima Universidade Fumec

Palavras-chave:

Transformação digital; Agricultura; Modelo;Cliente

Resumo

Foi realizada uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar os pilares constituintes da Transformação Digital como proposta estratégica para Agricultura Moderna na criação de valor, existentes na literatura, especificamente na base SCOPUS, Periódicos CAPES e EMBRAPA. Foram recuperados um total de seis artigos científicos. Por meio de uma análise qualitativa, os pilares da Transformação Digital na agricultura foram levantados e um novo modelo proposto. Como conclusão, verifica-se que os fatores Desenvolvimento Organizacional, Planejamento da Transformação Digital, Acompanhamento e Avaliação são importantes na inovação agrícola. Promove-se, por meios dos fatores apresentados, ciclos de inovação ágeis e colaborativos e com o objetivo de criar valor baseado na visão do cliente.

Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade Fumec

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuou como Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores, Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação, Computadores e Sociedade, Introdução a Computação e Gerência de Projetos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Jurema Suely De Araújo Nery Ribeiro, Universidade Fumec e Universidade UEMG

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC. Possui Mestrado em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 30 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 14 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Kroton, SENAC, Newton Paiva, Pitágoras, PUC, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é bolsista de doutorado da FAPEMIG e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade Fumec, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos de MBA com foco em gestão. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

Fabrício Ziviani, Universidade Fumec, Fundação Dom Cabral e Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado da Fundação Dom Cabral FDC. Possui quinze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Coordenado do GT4- Gestão da Informação e do Conhecimento da ANCIB. Mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Ciência da Informação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Liderança e Gestão de Pessoas e Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

Leandro Cearenço Lima, Universidade Fumec

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC (2018), Especialização em Marketing Estratégico pela Universidade FUMEC (2013) e Graduação em Administração com Enfase em Gestão Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009).

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

França, R., Corrêa, F., Ribeiro, J. S. D. A. N., Ziviani, F., & Lima, L. C. (2019). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA AGRICULTURA MODERNA: PILARES E PROPOSTA DE MODELO PARA O FUTURO DA INOVAÇÃO AGRÍCOLA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/646

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)