INOVAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS : CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING E DA LÓGICA DOMINANTE DO SERVIÇO

Resumo

O artigo discute o uso do Design Thinking (DT) para melhoria e inovação de serviços educacionais no ensino superior  utilizando como lente a Lógica Dominante do Serviço (LDS). Realizou-se uma revisão bibliográfica de estudos de caso, com consulta às bases de dados Scopus e Scielo.  Os casos foram tabulados por tipo de uso do DT, com análise de conteúdo dos que  relatavam o uso de DT com participação de alunos. Os resultados apontam para um uso pequeno do DT com participação de alunos para inovação de serviços educacionais. A análise e discussão de dados enfatiza o papel do aluno como co-criador de valor de serviços educacionais. A abordagem da inovação de serviços a partir da LDS e sua conjugação com o DT traz um novo olhar sobre a inovação do serviço das IES e contribui com o alargamento das possibilidades de uso de ambos os conceitos para apoiar processos de inovação em educação.

##submission.authorBiography##

Adriana Karam-Koleski, Universidade Federal de Santa Catarina

Adriana Karam Koleski é reitora do Centro Universitário Opet, com sede em Curitiba, Paraná; doutoranda em Gestão do Conhecimento no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina;  fellow de pesquisa do Laspau e do Consórcio Brasil Sthem em 2018-2019. Realiza pesquisa na área de inovação educacional, criatividade e gestão do conhecimento. 

Publicado
2019-11-05
Como Citar
KARAM-KOLESKI, Adriana; VARVAKIS, Gregório; BIZ, Alexandre Augusto. INOVAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS : CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING E DA LÓGICA DOMINANTE DO SERVIÇO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/648>. Acesso em: 03 june 2020.