CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO USANDO TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D EM OBRAS DE ARTE PARA O ALUNO DEFICIENTE VISUAL

  • Graciele Rodrigues Moreira
  • Tania Regina Corredato Periotto Unicesumar - Centro de Ensino Superior de Maringá

Resumo

A interação entre as pessoas favorece o exercício de criar, compartilhar e de gerência dos conhecimentos. No âmbito escolar, isso não é diferente até porque a escola tem como propósito a reelaboração dos conhecimentos produzidos. Ao chegar à escola, os alunos trazem sua bagagem de conhecimento, habilidades, dificuldades e deficiências. Neste cenário é que se tem como objetivo, descrever como o uso da tecnologia de impressão 3D pode subsidiar o compartilhamento do conhecimento de alunos do ensino médio na reprodução de obras de artes para deficientes visuais. Trata-se de estudo de caso que ocorreu em uma escola pública da cidade de Terra Boa – PR. O resultado foi à geração de uma obra de arte no formato 3D que pode se lida pelo aluno deficiente visual, sua inclusão efetiva e participação que foi fundamental na construção e compartilhamento do conhecimento.

Publicado
2019-11-05
Como Citar
MOREIRA, Graciele Rodrigues; PERIOTTO, Tania Regina Corredato. CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO USANDO TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D EM OBRAS DE ARTE PARA O ALUNO DEFICIENTE VISUAL. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/649>. Acesso em: 03 june 2020.