REDE DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM INTERORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM EM REDE: DEFINIÇÕES

  • Julieta Kaoru Watanabe Wilbert Federal University of Santa Catarina
  • Andrea Valeria Steil
  • Gertrudes Aparecida Dandolini

Resumo

Recentemente, a aprendizagem organizacional tem sido estendida em nível de rede. Nesse contexto, termos como network learning, learning network e interorganizational learning emergem na literatura, e polissemias são identificadas em publicações sobre a matéria. O objetivo do artigo é apresentar as diferenciações entre os termos a partir de uma revisão integrativa de literatura. Como resultado, conclui-se que os construtos podem ser semelhantes na forma léxica (network learning e learning network) ou apresentar associações (ex.: interorganizational learning), porém, apresentam distinções quanto ao significado, e portanto, são construtos distintos. Apresenta-se adicionalmente um construto em construção: a aprendizagem de rede (network learning) e sua relevância como um construto a ser explorado em pesquisas no campo da gestão organizacional, quando transformações de setores inteiros de atuação no mercado são requeridas.

Publicado
2019-11-05
Como Citar
WILBERT, Julieta Kaoru Watanabe; STEIL, Andrea Valeria; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida. REDE DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM INTERORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM EM REDE: DEFINIÇÕES. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/654>. Acesso em: 03 june 2020.