ELEMENTOS QUE (DES)ENGAJAM OS ATORES EM PLATAFORMAS DE DOAÇÃO NA ECONOMIA COMPARTILHADA

  • Lisilene Mello da Silveira PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maira Petrini Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Ana Clara Aparecida Alves de Souza Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

A economia compartilhada enquanto fenômeno social pressupõe o engajamento dos indivíduos por meio da reconfiguração das trocas e de novas formas de disponibilização dos recursos existentes. Este estudo é motivado pela busca de compreensão sobre quais elementos levam os atores a se engajarem e desengajarem na economia compartilhada, considerando dois casos de insucesso de plataformas brasileiras de doação. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram realizadas 20 entrevistas, complementadas por informações das plataformas na internet. A análise dos dados foi conduzida à luz da teoria sociológica de valor, onde buscou-se também compreender os valores e princípios encontrados nesse contexto.

Publicado
2019-11-05
Como Citar
SILVEIRA, Lisilene Mello da; PETRINI, Maira; SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves de. ELEMENTOS QUE (DES)ENGAJAM OS ATORES EM PLATAFORMAS DE DOAÇÃO NA ECONOMIA COMPARTILHADA. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/662>. Acesso em: 03 june 2020.