COMBINAÇÃO DE CONHECIMENTO EXPLÍCITO ATRAVÉS DE DASHBOARDS DE INFORMAÇÕES DA PLUVIOMETRIA SOCIAL

Autores

  • Gabriela Carvalho Ribeiro Universidade Federal Rural de Pernambucano
  • Cícero Pereira de Lima júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ricardo André Cavalcante de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Pluviometria;, Combinação;, Visualização de Informações;, Dashboards

Resumo

No contexto do modelo SECI de conversão de conhecimento, a Combinação é o modo em que conhecimentos explícitos são combinados em um formato mais apropriado para um propósito. Através do desenvolvimento de dashboards é possível combinar conhecimentos explícitos em um formato gráfico que pode permitir a identificação de padrões e anomalias, bem como auxiliar a tomada de decisão. Este artigo apresenta então uma abordagem para criação de dashboards, através da plataforma ThingsBoard, a partir de informações da pluviometria social (medição da água da chuva por pessoas comuns) registradas digitalmente na base de dados da Rede Colaborativa Tempo e Clima (RECTEC).

 

Biografia do Autor

Cícero Pereira de Lima júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estudante de graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE), Bolsista bext.

Ricardo André Cavalcante de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Computação (DC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da UFRPE. Mestre (2002) e Doutor (2008) em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor de TI da UFRPE entre Junho/2012 a Dezembro/2017. Atua nas seguintes áreas: Inovação Social Digital, Inovação em Educação, Governança Digital, Gestão do Conhecimento e Gestão de Produtos de Software.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Ribeiro, G. C., de Lima júnior, C. P., & Cavalcante de Souza, R. A. (2019). COMBINAÇÃO DE CONHECIMENTO EXPLÍCITO ATRAVÉS DE DASHBOARDS DE INFORMAÇÕES DA PLUVIOMETRIA SOCIAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/670