AS CONTRIBUIÇÕES DA CONSULTORIA EM GESTÃO (CG) PARA A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO ABERTA (IA) EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs)

  • Silvio Bitencourt da Silva UNISINOS

Resumo

Neste estudo discutimos como a Consultoria em Gestão (CG) contribui para a adoção de estratégias de Inovação Aberta (IA) em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O corpo de literatura utilizado neste estudo sugere que a CG é uma fonte de conhecimento externo para MPEs que adotam estratégias de IA de fora para dentro (outside-in ou inbound na língua inglesa). Objetivamente, o conhecimento da CG aportado nas MPEs é composto de três elementos interrelacionados que se integram em todo o processo de inovação: métodos e ferramentas; casos; e a experiência de consultores individuais. Trata-se de um conhecimento que é resultado de interações em rede que, ao contrário de informação, é útil na condução de comportamentos concretos. Um destes comportamentos se refere a gestão da inovação que não representa algo realmente novo, ao contrário, é frequentemente conduzida por meio de abordagens incrementais e padronizadas.

Publicado
2019-11-08
Como Citar
DA SILVA, Silvio Bitencourt. AS CONTRIBUIÇÕES DA CONSULTORIA EM GESTÃO (CG) PARA A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO ABERTA (IA) EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/705>. Acesso em: 03 june 2020.