ASPECTOS DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL COMO APOIO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE SOFTWARE

Resumo

O software é primordial na revolução tecnológica que afeta a sociedade econômica, social e culturalmente. O desenvolvimento de softwares é essencialmente dependente de conhecimentos e de trabalho em grupo. As empresas desse ramo comumente têm dificuldades em aproveitar conhecimentos gerados em projetos, por causa de pressões pela rapidez e produtividade, bem como uso de metodologias que enfatizam pouco a documentação. Investiga-se a relação entre conhecimento e memória nas empresas de software como subsídio à implantação da gestão do conhecimento, verificando êxitos e lacunas nesse respeito. Propõe-se uma perspectiva tripartite da memória organizacional, acumulando conhecimentos tácitos e explícitos, imbrincados na história organizacional, sua cultura e na experiência de trabalho. O estudo de casos múltiplos foi utilizado como método de pesquisa em duas empresas de software dos municípios paulistas, polos tecnológicos, de Marília e Garça. Como resultados obtidos com entrevistas, observação e análise dos sites das empresas, destacam-se: a cultura organizacional influencia a relação dos colaboradores com o conhecimento, havendo aspectos visíveis que funcionam como símbolos de seus valores; a necessidade de explicitar conhecimentos com uma documentação consistente; a efetividade da utilização de aspectos históricos para formação da imagem organizacional perante a sociedade, sugerindo-se usá-los como endomarketing, motivando o comprometimento com os objetivos organizacionais e com a gestão do conhecimento.

Biografia do Autor

Maria Leandra Bizello

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995), é doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas; fez estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2006) sob orientação do Prof. Michel Marie; pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Porto - Porto - Portugal, onde desenvolveu o projeto Arquivo e Memória Científica: produção e avaliação de documentos no ambiente das universidades, sob a supervisão da profa. Fernanda Ribeiro. Atualmente é professora do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UNESP, campus Marília. Tem experiência na área de História, Comunicação e Ciência da Informação, com ênfase em História, memória e imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, cinema, desenvolvimentismo, fotografia, gestão de documentos em universidades e memória científica . http://orcid.org/0000-0002-6009-2635 

Cássia Regina Bassan de Moraes

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Assis, mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela UNESP, Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Atualmente exerce o cargo de Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC - Garça). Experiência na área de Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração; gestão de pessoas, cultura organizacional, comportamento, ambiente informacional, informação e gestão do conhecimento nas organizações. Membro do Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da FFC - Unesp-Marília. 

Publicado
2019-11-07
Como Citar
PEREIRA PINHEIRO DE SOUZA, Leonardo; BIZELLO, Maria Leandra; BASSAN DE MORAES, Cássia Regina. ASPECTOS DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL COMO APOIO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE SOFTWARE. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/720>. Acesso em: 03 june 2020.