AVALIAÇÃO DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO : UMA ANÁLISE NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE

  • Graciele Tonial Unoesc - UFSC
  • Bruna Devens Fraga
  • Eli Paula Alviero
  • Indianara Mondini Soares
  • Paulo Mauricio Selig

Resumo




O objetivo desse estudo é analisar o grau de maturidade da Gestão do Conhecimento em uma empresa de papel e embalagem de papelão ondulado. A pesquisa é de natureza aplicada e o método caracterizado como um estudo de caso único. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, análise de documentos e aplicação do questionário, conforme modelo da Asian Productivity Organization (APO). Este estudo contribui para o avanço das pesquisas sobre GC na indústria de papel e celulose. Os achados demonstram que a empresa apresenta o grau de maturidade no Nível 4, o que significa que a organização desenvolve estratégias contínuas de implementação da GC, como compartilhamento de conhecimento em sua base de dados, equipes interfuncionais para resolução de problemas e incentivo à inovação e aprendizagem por meio de capacitações e treinamentos.


Palavras-chave: conhecimento; gestão do conhecimento; avaliação de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade da Asian Productivity Organization (APO).




Publicado
2019-11-07
Como Citar
TONIAL, Graciele et al. AVALIAÇÃO DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO : UMA ANÁLISE NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/723>. Acesso em: 03 june 2020.