MÉTODO DA NEOAPRENDIZAGEM PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA : UMA PESQUISA AÇÃO NA ACADEMIA SAPIENTIA

  • Gladys Milenna Prado UFSC
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco
  • Patrícia de Sá Freire
  • Graziela Grando Bresolin
  • Grazieli Izidorio

Resumo

Um dos desafios a ser contemplado pela educação do estudante jovem-adulto e futuro profissional do século XXI é aplicar novas estratégias e práticas de ensino centradas no indivíduo que aprende. Este artigo tem como objetivo descrever os fundamentos teóricos de um novo método de ensino aprendizagem que responda aos desafios atuais da educação superior no Brasil. Para o método de pesquisa utiliza-se a pesquisa-ação no Programa do /Projeto Academia Sapientia, projeto piloto de aplicação do método. O método proposto da Neoaprendizagem consiste em aprender a aprender fazendo, reúne e integra quatro elementos encontrados na literatura: os quatro pilares da UNESCO, os 4Is, os conceitos da aprendizagem experiencial e os métodos e tecnologias ativas. O método está sendo aplicado em um projeto piloto, a Academia Sapientia.

Publicado
2019-11-07
Como Citar
PRADO, Gladys Milenna et al. MÉTODO DA NEOAPRENDIZAGEM PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA : UMA PESQUISA AÇÃO NA ACADEMIA SAPIENTIA. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/726>. Acesso em: 03 june 2020.