O PLANO DE NEGÓCIOS COMO PROPOSTA INOVADORA E EMPREENDEDORA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFES CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO

  • Everaldo de França, EF INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES/ CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO
  • Sérgio Adriany Santos Moreira

Resumo

A formação técnica profissional de um discente deve estar voltada para o mercado de trabalho. Assim, visando propor um alinhamento entre teoria e prática da Administração, este estudo relatou uma experiência em sala de aula de empreendedorismo e inovação, integrando a disciplina Plano de Negócios com as demais disciplinas do curso técnico em Administração do Ifes Campus Barra de São Francisco. Foram contabilizados 82 planos de negócios apresentados por 249 alunos do curso. A metodologia utilizada foi o acesso ao banco de dados da coordenadoria de ensino, verificando e analisando os planos entregues e as principais ciências envolvidas na elaboração conjunta do Plano de Negócios. A integração entre as disciplinas resultou em uma dinâmica inovadora e empreendedora do profissional técnico em administração em um mercado carente de profissionais qualificados e multifuncionais.

Biografia do Autor

Everaldo de França, EF, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES/ CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO

Mestre em Propriedade Intelectual. Coordenadoria do curso técnico em Administração. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES campus Barra de São Francisco) Barra de São Francisco/ES

Sérgio Adriany Santos Moreira

Mestre em Administração de Empresas. Coordenadoria do curso superior bacharelado em Administração. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES campus Centro Serrano) Santa Maria de Jetibá/ES

Publicado
2019-11-11
Como Citar
FRANÇA, Everaldo de; MOREIRA, Sérgio Adriany Santos. O PLANO DE NEGÓCIOS COMO PROPOSTA INOVADORA E EMPREENDEDORA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFES CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/747>. Acesso em: 03 june 2020.