INTERDISCIPLINARIDADE NA ARTICULAÇÃO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS ENGENHARIA DA UFSC

  • Elias Sebastiao de Andrade UFSC
  • Eduardo Juan Soriano Sierra

Resumo

Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros.

Publicado
2019-11-07
Como Citar
ANDRADE, Elias Sebastiao de; SORIANO SIERRA, Eduardo Juan. INTERDISCIPLINARIDADE NA ARTICULAÇÃO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS ENGENHARIA DA UFSC. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/767>. Acesso em: 03 june 2020.