SISTEMAS DE AUTENTICAÇÃO ELETRÔNICA NA AVALIAÇÃO : CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO EM REDE

  • Luziana Quadros da Rosa UFSC
  • Lucyene Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Felipe de Matos Müller Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Márcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

Os atuais modelos de avaliação online exigem novos padrões de segurança e  mecanismos diferenciados contra  os casos de fraudes e plágio. Os sistemas de autenticação eletrônica são recursos utilizados para identificação de usuários e legitimação de autoria, tais como os softwares antiplágio, chaves de acesso, senhas, sistemas de biometria, sistemas de localização, entre outros.  Este estudo é uma revisão da literatura sobre o modo como os sistemas de autenticação eletrônica são utilizados na educação. Este estudo correlaciona os conceitos apresentados ao relato de uma experiência de educação em rede sobre o Projeto TeSLA que desenvolve tecnologias para autenticação com base na abordagem RRI. As possibilidades de se obter uma avaliação autêntica online devem considerar questões éticas, legais e de confiabilidade dos avaliados, independente do sistema eletrônico escolhido.  

Publicado
2019-11-07
Como Citar
ROSA, Luziana Quadros da et al. SISTEMAS DE AUTENTICAÇÃO ELETRÔNICA NA AVALIAÇÃO : CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO EM REDE. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/770>. Acesso em: 03 june 2020.