CONDUTAS ORGANIZACIONAIS INFLUENCIADORAS NO SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

  • Fabiano Luiz Carniel Senir José Carniel e Elly Maria Carniel
  • Fernando José Avancini Schenatto, Dr UTFPR

Resumo

Vários autores analisam profundamente o que diferencia as empresas bem sucedidas das outras. De maneira geral, concordam ao enumerar várias condutas organizacionais que as fazem vencedoras e seus produtos inovadores. Este artigo teve como objetivo analisar condutas organizacionais influenciadoras no sucesso do desenvolvimento de novos produtos, tomando como estudo de caso o desenvolvimento de um novo produto de software. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão da literatura, elencando as principais condutas de empresas bem sucedidas no desenvolvimento de novos produtos. Em seguida, foram realizadas entrevistas com os envolvidos procurando entender a visão de todos sobre o processo. A próxima etapa constituiu-se de levantamentos de horas trabalhadas em cada conduta sugerida na bibliografia. Por fim, foi feita uma pesquisa de satisfação com os clientes do novo produto desenvolvido. Pode-se observar que as condutas influenciadoras voltadas ao cliente e ao conhecimento dos produtos concorrentes tiveram forte influência na percepção de valor e de qualidade do produto entregue. Esse fato corrobora, entre outras, a conduta sugerida de incorporar a voz do cliente ao processo de desenvolvimento.

Publicado
2019-11-07
Como Citar
CARNIEL, Fabiano Luiz; SCHENATTO, Fernando José Avancini. CONDUTAS ORGANIZACIONAIS INFLUENCIADORAS NO SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/791>. Acesso em: 03 june 2020.