USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: JOGO DA INOVAÇÃO

jogo da inovação

Autores

  • Fernando Luiz Freitas Filho Unisociesc
  • Brigite Augusta Farina Schröter

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem no ensino superior exige que o professor utilize práticas pedagógicas centradas no aluno, de forma a dar significado ao aprendizado e fazer com que o aluno tenha motivação para aprender. Uma das práticas que pode ser utilizada nesse sentido é o uso de jogos didáticos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo apresentar como o uso de jogos didáticos pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Durante a pesquisa foi desenvolvido o Jogo da Inovação, que é um jogo de tabuleiro que simula um processo de desenvolvimento e venda de produtos inovadores, de forma lúdica. O jogo foi desenvolvido para a disciplina de gestão da tecnologia e inovação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina e aplicado em diferentes turmas. Como resultado pôde-se perceber a motivação dos alunos durante as aulas, bem como, a efetividade do aprendizado sobre conteúdo da disciplina.

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Publicado

2018-09-20

Como Citar

Freitas Filho, F. L., & Schröter, B. A. F. (2018). USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: JOGO DA INOVAÇÃO: jogo da inovação. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/587

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