O PAPEL DA LIDERANÇA NA CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Victor Fraile Sordi EGC (UFSC)
  • Marina Keiko Nakayama Graduate Program of Knowledge and Engineering Management – Federal University of Santa Catarina (UFSC)
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Graduate Program of Knowledge and Engineering Management – Federal University of Santa Catarina (UFSC)

Resumo

A partir de uma revisão sistemática da literatura que selecionou as principais publicações sobre a temática, este artigo analisa criticamente a produção acadêmica mais citada nos últimos 18 anos sobre a liderança nos processos de criação e compartilhamento de conhecimento nas organizações. Os resultados sugerem que a liderança pode contribuir para a criação e compartilhamento de conhecimento nas organizações, seja criando as condições necessárias para que os processos ocorram, influenciando a cultura organizacional de modo a favorecer tais processos ou mesmo buscando fomentar esses processos com sistemas de incentivos e orientações. O papel da liderança desta forma é o de facilitar, promover, orientar, patrocinar, oferecer mentoria, institucionalizar e estimular os processos de criação de conhecimento e compartilhamento de conhecimento.

Biografia do Autor

Marina Keiko Nakayama, Graduate Program of Knowledge and Engineering Management – Federal University of Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração (UFRGS)

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Graduate Program of Knowledge and Engineering Management – Federal University of Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Administração de Empresas, Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (GER)

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Sordi, V. F., Nakayama, M. K., & Cunha, C. J. C. de A. (2017). O PAPEL DA LIDERANÇA NA CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/70

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>