DESCRIÇÃO METODOLÓGICA DA GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL : UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Edegilson de de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Descrição. Método. Gamificação. Educação.

Resumo

A pedagogia emergente da gamificação tem provocado alguns questionamentos quanto ao conteúdo metodológico e a forma de aplicação prática no contexto educacional, o que suscitou a realização deste estudo, que tem o objetivo de conhecer como estão descritos na literatura científica os procedimentos metodológicos das atividades gamificadas no âmbito educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, por meio da revisão sistemática integrativa da literatura, desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza descritiva. Os resultados da investigação apontam que os estudos empíricos são os que melhor apresentam a descrição dos procedimentos metodológicos da gamificação aplicada à educação, proporcionando o entendimento conceitual e sua aplicação prática, além de suas potencialidades de replicabilidade.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

de Souza, E. de, & Fialho, F. A. P. (2019). DESCRIÇÃO METODOLÓGICA DA GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL : UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/752

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)