INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ANÁLISE DO SEGMENTO DE CURSOS LIVRES NÃO CORPORATIVOS A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

  • Alan Motta Dias Departamento de Engenharia de Produção e Transportes– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lucas de Oliveira Leite Departamento de Engenharia de Produção e Transportes– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Bernardo Henrique Leso Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Daiane Rossi UFRGS
  • Marcelo Nogueira Cortimiglia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Educação a distância; inteligência competitiva; e-learning; cursos livres.

Resumo

A Inteligência Competitiva permite obter informações-chave para tomada de decisão estratégica. Esta é uma proposição atraente em setores competitivos com modelos de negócio semelhantes, disputa por preços, baixas margens de lucro e dificuldades no posicionamento no mercado a médio e longo prazo, como é o mercado brasileiro de educação à distância. Este artigo visa identificar e analisar, por meio da Inteligência Competitiva, as principais variáveis de Inteligência Competitiva que descrevem o panorama atual do segmento de cursos livres não corporativos: ameaças e oportunidades; condições de competitividade; movimentos dos concorrentes e tendências de mercado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em fontes primárias e secundárias. Os resultados revelam o panorama atual e a projeção futura do setor estudado.

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

Dias, A. M., Leite, L. de O., Leso, B. H., Rossi, D., & Cortimiglia, M. N. (2019). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ANÁLISE DO SEGMENTO DE CURSOS LIVRES NÃO CORPORATIVOS A DISTÂNCIA NO BRASIL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/691

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