AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DO APLICATIVO COIN - CONHECIMENTO INCLUSIVO

Autores

  • Ingrid Reis Universidad Técnica Particular de Loja - UTPL
  • Carlos Henrique Berg Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1054

Palavras-chave:

Acessibilidade, Heurística, CoIn

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na avaliação da acessibilidade realizada com a aplicação CoIn - Conhecimento Inclusivo. Este aplicativo foi desenvolvido para orientar o desenvolvimento de aplicativos e objetos de aprendizagem no que diz respeito à acessibilidade para pessoas com diferentes deficiências. A pesquisa foi realizada a partir da organização de um conjunto de heurísticas, aplicando-as ao CoIn com o apoio de especialistas e elaborando análises e recomendações para o aprimoramento da aplicação. O conjunto de heurísticas foi elaborado considerando as mesmas diretrizes contidas no CoIn. Como resultado, constatou-se que o aplicativo CoIn é acessível até certo ponto e que são necessários ajustes para melhorar ainda mais seu desempenho.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Berg, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Começou na Rádio Cultura FM 91,1 em Joinville em 1982 como produtor e programador, cursou Publicidade na Unisinos nos anos 1980 e trabalhou em Porto Alegre, na Centro de Propaganda como atendimento e planejamento. Nos anos 1990 trabalhou em Joinville, na C&A, atendendo a prefeitura de Joinville; na Dicas Propaganda como pesquisador e planejador e depois na Equipe Comunicação como gerente de mídia e atendimento das Lojas Salfer. Nos anos 2000, em Florianópolis, pela PEB Comunicação atendeu o Governo de Santa Catarina (Educação, Fazenda e Administração) e pela Marcca Comunicação a Alesc. Nos anos 2010 dedicou-se a pós-graduação, sendo Doutor em Mídias do Conhecimento na UFSC, em 2017. Atualmente é professor universitário das disciplinas de Marketing e Pesquisa Científica e administrador de ambientes virtuais de aprendizagem. Tem publicado 3 livros sobre Marketing. Tem conhecimento de plataformas de educação, comunicação e de pesquisa. Orcid http://orcid.org/0000-0003-0337-6620 Página pessoal em www.chbplan.com.br

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Fazendo especialização em Neurociências no Instituto de Desenvolvimento Educacional https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Reis, I., Berg, C. H., & Ribas Ulbricht, V. (2022). AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DO APLICATIVO COIN - CONHECIMENTO INCLUSIVO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1054